Novo ENEM substitui vestibulares e tenta facilitar o acesso ao Ensino Superior

Escrevi sobre o Novo ENEM para o boletim informativo do ikariam.br

Com a proposta de "democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior", o
tradicional Exame Nacional do Ensino Médio -- o ENEM, foi reformulado pelo Ministério da Educação e será adotado por diversas Universidades como substituto dos vestibulares. Apesar da intenção do governo, nem todos os educadores estão de acordo com as mudanças realizadas.
"As mudanças do Enem são a mesma coisa que o PAC. Muita propaganda e nenhuma novidade", diz Antonio Carlos Olivieri, diretor da Página 3 Pedagogia e Comunicação e provedor de conteúdo para o UOL Educação. Ele não acredita que o exame tenha mudanças significativas. "[Mudou] só a maneira de apresentar o tema, mas no fundo exige-se a mesma coisa", reitera.
O ENEM surgiu como uma forma de avaliar a educação do Ensino Médio, e diferente dos vestibulares, dá prioridade à capacidade do aluno de compreender o enunciado, argumentar e resolver problemas, ao contrário da exigência do "decoreba" tão conhecido dos alunos que fazem um ou dois anos de curso pré-vestibular.
A prova atual baseia-se em cinco eixos cognitivos: dominar linguagens, o que inclui a capacidade de expressão na linguagem matemática, artística, espanhola e inglesa, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas (vide quadro abaixo). Olivieri ressalta que é fundamental saber interpretar textos, a fim de compreender os enunciados e responder corretamente a questão.
Na última lista divulgada pelo MEC, pelo menos 59 Universidades Federais já aderiram ou confirmaram aderir futuramente ao novo ENEM como substituto de seus próprios vestibulares. A prova será igual em todo o país e ocorrerá nos dias 3 e 4 de Outubro de 2009, e as inscrições já foram encerradas. O Ministério promete uma nova avaliação em Março ou Abril de 2010, e antecipa a proposta de duas avaliações por ano.

Como estudar para a prova?

Na teoria, os vestibulares deveriam se pautar no conteúdo do Ensino Médio para avaliar o preparo dos estudantes pretensos a ingressar no ambiente acadêmico. Como o que ocorre na prática é exatamente o inverso, muitas vezes o examinando não confrontou alguns conteúdos na sala de aula e é obrigado a fazer um curso pré-vestibular. Para quem vai prestar o ENEM, existem alternativas na web para auxiliar nos estudos:

SIMULADO DO ENEM: O Ministério da Educação divulgou as questões-modelo para o exame desse ano, e o UOL preparou um simulado online para quem quer testar seus conhecimentos;
RESUMOS: No mesmo portal, estão oferecidos resumos de todos os conteúdos abordados nos vestibulares do país, além de síntese de diversas obras exigidas para as questões de literatura.
PERGUNTAS E RESPOSTAS: O site do próprio MEC responde dúvidas comuns aos estudantes que irão prestar o ENEM.

0 comentários:

Postar um comentário

(os comentários desse blog são moderados)

 
;