O Itinerário de Matraga e o Hindu

Realmente não estou muito inspirado para fazer uma outra análise do itinerário de Matraga: passei o final de semana inteiro fazendo #essaporra para a faculdade. Faço um comentário breve, pois, que não posso fazer no meio acadêmico, mas que notei enquanto escrevia o dito texto durante o final de semana.
O conto de Rosa é repleto de simbolismo, não à toa: o cara falava línguas pra caralea, até sânscrito. Rodou o Brasil e o mundo. Uma das fontes que consultei diz que ele não é mero criador, mas tradutor a realidade que observa, torna familiar o exótico -- o que para mim lembra a idéia de "narrador" de Benjamin -- o que só é possível para alguém que, como ele, viajou muito e teve contato com diversas realidades.
Intrigou-me um simbolo maçônico que o autor faz questão de descrever no texto -- digo que faz questão pois Guimarães Rosa pensa minuciosamente nas palavras e se o ícone não estivesse descrito, não faria diferença. Não consegui encontrar resposta ainda para isso.
O interessante é que o coronel sertanejo, no meio dos neologismos e jagunços, passa por uma jornada que poderia muito bem ter sido descrita em um cântico hindu: Augusto vivia uma vida de prazeres e poder, quando é quase morto. Precisa renunciar a tudo, é tentado, supera, passa a contemplar o belo, transcende.
Parece a jornada de maya -- a ilusão, à sannyas -- a renúncia, passando por satori ao samadhi ou nirvana. Discorreria mais sobre isso, mas, como disse antes, não estou a fim de fazer outra análise agora. Coloco pois a fim de nota mental para lembrar depois de fazer esse paralelo.
Talvez o sertão e a Índia não sejam tão diferentes. Não. Acho que é o homem que é o mesmo em todo lugar: e no oriente ou no sertão, para transcender -- ou se iluminar --  tem que sofrer.

1 comentários:

Dr Jekyll VS Mrs Hyde disse...

mas se nao quizer se iluminaqr ou transceder tambem tem que sofrer, vide os personagens de Graciliano Ramos, outro autor brasileiro que tambem tem um paralelo com o HINDU

Postar um comentário

(os comentários desse blog são moderados)

 
;