Carta Aberta aos Jogadores e Equipe Ikariam.br

Para os Desconhecedores

Visto tratar-se de um jogo, preferi não abordar o assunto no blog anteriormente. Costumo falar aqui, afinal, sobre coisas "paupáveis" como Descartes, paixões e bailes de máscaras. Convencido, todavia, que a reunião de pessoas -- virtual ou não -- é tão real quanto qualquer outra coisa, e sendo os outros espaços convenientemente censurados pelos seus mantenedores, posto aqui uma breve, sincera e modesta opinião sobre o que vivenciei na Equipe de Jogo do Ikariam.br, bem como o que motivou minha saída desse grupo e, sobretudo, me faz crer cada vez mais que foi uma decisão acertada e, sobretudo, definitiva.
Dada a natureza pública desse comentário, algumas explicações fazem-se necessárias. Em primeiro lugar, não farei maiores delongas para quem não conhece o jogo e, portanto, não conseguirá compreender as terminologias específicas. É pena. Se quiser conhecer, clique aqui, e faça por sua conta e risco. Eu mesmo não tenho mais paciência para jogar. É mais divertido que perder tempo em rede social, FarmVille e outros jogos, porém menos que Poker. Minha opinião. Calei-me antes sobre isso em respeito àqueles que me receberam na Equipe e em nome de uma "ética" que, com a "saída" sumária justamente de quem foi o meu maior tutor e mestre, vi que não existe. Então, resolvi falar.






Introdução: O que é a Equipe?


Partamos, pois, para o próximo ponto. A meu ver, existem três "áreas" fundamentais no jogo: a estratégia -- o jogo em si, seja a guerra ou a "construção de casinha", a diplomacia -- gestão de pessoas ou relacionamentos, e a gestão do próprio jogo, ou seja, a Equipe. Creio ser importante entender dessa forma para não cair em falácias acerca das funções desempenhadas por esse último grupo: ser parte da Equipe também é jogo, afinal, "trabalho voluntário" é aquele que se faz pelo bem comum e ninguém lucra com isso, o que não é o caso -- já que a Gameforge lucra bastante com os diversos jogos online espalhados pelo mundo e certamente lucraria bem menos se tivesse que contratar funcionários para fazer o que os "membros da Equipe" fazem em troca de status e diversão.
É da natureza humana se reunir em comunidade. O linguista e ex-reitor da Unicamp Carlos Vogt diz que "o homem tem duas características que o diferem das demais espécies animais: a linguagem e viver em sociedade". Da reunião, advém os problemas de relacionamento comuns aos grupos e pessoas. Neste grupamento específico temos duas características que definem a dinâmica dos relacionamentos interpessoais: ao mesmo tempo em que as pessoas estão reunidas para "jogar", como hobby, para se divertir, elas estão colocando uma engrenagem para funcionar, ou seja, estão "trabalhando" como "lazer", o que implica submeter-se a uma hierarquia que imita padrões até mesmo mercadológicos, exercer funções de gestão, dar e receber ordens, ter tarefas a cumprir, metas e responsabilidades.
Ao mesmo tempo, portanto, em que fazer parte desse grupo pode ser muito prazeroso, dependendo da forma que essa relação for conduzida -- tanto pelo próprio integrante quanto pelos seus gestores -- isso pode tornar-se uma relação tão conturbada quanto as relações que existem hoje dentro das grandes empresas.

Equipe: Jogo, Humilhação e Poder.

Fui admitido na Equipe em meados do ano passado, subordinado ao Fuchs, hoje um grande amigo de carne e osso, com quem tomo cerveja quase toda semana. O engraçado de conhecer as pessoas nesses ambientes virtuais é acostumar-se a chamá-las por um nickname, e por ironia, meu nickname é meu próprio nome. Não vou me perder em elocubrações filosóficas sobre isso. Talvez pela experiência profissional (off-game) desse meu amigo, aprendi de imediato com ele que a natureza da função da Equipe não é ter um status diferenciado diante do grupo de jogadores, mas sim, manter a engrenagem funcionando de forma imparcial e coerente. Dar tratamento igual para todos. Logo, o administrador veio reforçar tal posição, mostrando que muitas vezes, por mais que eu ficasse tocado e emocionado com as histórias contadas, rever a posição para um e não para outro seria injusto com todos. Uma lição para a vida.
Naquela época, esse posicionamento era claro para todos, ou ao menos parecia. Logo de cara aprendi que existem dois tipos de "possíveis" membros para a Equipe de Jogo: os que querem "jogar" a gestão, ou seja, abster-se de participar daquilo que chamei na introdução de "jogo em si" (pelo menos durante o exercício da função ou, no caso dos melhores membros que conheci da Equipe, que abstem-se por completo), e os que querem utilizar-se da Equipe enquanto estratégia para o jogo e para a diplomacia, incluindo aí infelizmente um ou dois atuais amigos meus.
Na época, existia ainda um incipiente e terceiro grupo que foi ganhando força com o tempo: pessoas que, dentre os membros da Equipe, queriam ganhar posições hierárquicas, de forma a "gerir" subordinados. Coloco "gerir" entre aspas porque a palavra correta é "mandar". Esse grupo é uma mescla da frustração somada do primeiro e do segundo grupo, somada ao esquecimento da premissa fundamental de que a Equipe funciona tão somente para auxiliar os jogadores e trabalhar tão somente para que o jogo funcione para eles. Explico.
Muitos membros da Equipe, ao invés de dar suporte, simplesmente maltratavam jogadores. Faziam-no porque podiam. Simples assim. Uma vez na Equipe, passavam a usar do "status" e do "poder" -- ou seja, ao invés de fazer funcionar a engrenagem, utilizavam-se de suas posições para influenciar o jogo, mesmo que não em benefício do próprio jogo, mas em benefício de seus próprios egos. Jogavam com as pessoas, num jogo onde humilhar pontuava mais. Isso não estava claro para mim até que um GO pediu para sair da Equipe e, quando indaguei-lhe o porquê, visto que era um excelente Operador, não só tecnicamente falando, ele esclareceu em um longo e-mail exatamente o que expus acima e disse que não foi para isso que ele candidatou-se a GO. Na época, não entendi direito e comecei uma "caça às bruxas" por GOs que estivessem tratando mal os jogadores, reorientando, achando que aquilo iria mudar alguma coisa. Agora entendo melhor o que ele quis dizer. A coisa era bem maior que aquilo.

O que se tornou a Equipe (e porquê).

Uma hora, os oprimidos não tem mais como gritar. Os mecanismos de censura no fórum já estão bem consolidados, moderadores foram bem treinados de forma a não contestar e achar que qualquer crítica deva ser imediatamente apagada e o autor, escarneado nos canais internos. Já não pensam mais. As dúvidas precisam ser tiradas uma a uma em um canal restrito pois, se tiradas no canal aberto, as respostas podem acabar sendo criticadas e aí, toda a comunidade virá abaixo. Os canais que antes eram de debate, hoje estão mudos. Só se admitem elogios e falácias.
Volto então ao ponto do "terceiro grupo". Uma vez que temos a massa dominada, já não há mais  como canalizar essa necessidade frustrada de exercer poder para cima dos jogadores. Veja: a frustração ainda existe, a necessidade ainda existe, a motivação errada para o jogo ainda está lá, mas não há onde descarregá-la. É aí que começa a fase que se vê hoje na Equipe e que motivou a minha saída e de outros membros que, se antes já se engasgavam com algumas coisas, agora não tiveram estômago para aguentar essa transformação.
Partindo do princípio de que não existem trabalhos remunerados, as funções de cada um são meras atribuições e servem simplesmente para manter a engrenagem funcionando, certo? Naturalmente, uma equipe precisa de um gestor, que distribui/delega funções para sub-gestores que, naturalmente, vai gerir pessoas que vão operacionalizar essas tarefas. A coisa é essa. Pura e simples. Sem diferença salarial, não há porque ambicionar um cargo de gestão se o indivíduo é melhor em uma função operacional e vice-versa. Tanto os operadores quanto os gestores deveriam ver isso. Infelizmente, não é o que ocorre.
Comecei a considerar minha saída quando vi a admissão de um "superior" que tratava (e trata) os membros da sua equipe como lixo. Não que lhe falte competência, falta é maturidade e tato para lidar com pessoas. Mas essa análise não cabe a mim e por isso mesmo não tratei o assunto com ele, preferi me omitir. Saí da Equipe porque julguei que o talento de dois de meus Operadores para gestão estavam sendo desprezados e seus esforços "voluntários" estavam sendo subjulgados em detrimento de outro que, a meu ver, não tinha tanto mérito quanto eles. Era meu ponto de vista e eu sabia que eu podia estar errado. Foi a gota d'água. Na ocasião, proferi que estavam pouco se importando com as pessoas -- tanto com o episódio dos Operadores que não foram promovidos apesar da dedicação de quase um ano, quanto diante da omissão em face do gestor que trata seus subordinados como lixo. Achei que fosse um problema dos gestores envolvidos, mas hoje vejo que é endêmico.
Os próprios gestores não perceberam -- e não é culpa deles, hoje vejo, mas a Equipe foi tomada por essa "sede" de poder que fez com que os que antes eram amigos, hoje fiquem à espreita esperando para puxar o tapete alheio. As pessoas na "base" da pirâmide pressionam-se entre si e aos gestores por conta disso. Alguns gestores tiram o couro de quem operacionaliza as coisas pelo simples prazer de tirar o couro. Os gestores bons ficam perdidos aí no meio, hora tomando decisões acertadas, hora norteando-se por decisões dos que tem "sede" de tirar o couro. Um grande amigo meu, ao invés de compartilhar comigo a revolta acerca da "saída" do Bio, imediatamente perguntou-me "será que isso significa que vai subir outro GA?". Isso mostra que a contaminação é geral. Os que antes eram amigos, com o tempo, vão se esquecendo disso.

Considerações Finais.

A essa altura, não se tire conclusões precipitadas e escusas. Percebamos que esse é um movimento que surgiu na "base" da pirâmide e contaminou todos os níveis, ou seja, esta carta não está culpando os "supers+" da Equipe pelo que está acontecendo (ao menos não todos, só aqueles que se utilizam de seus títulos para suprir suas frustrações pessoais em outros campos da vida).
Mudanças são necessárias, mas duvido que aconteçam. Uma reflexão, todavia, é possível. Pode começar com algumas perguntas. Por que é que tanta censura começou a ser necessária? Por que é que os canais de comunicação tiveram de ser moderados e acabaram por ser silenciados? Por que é que a comunicação entre jogador e Operador teve de passar a ser monitorada? Por que é que as dúvidas passaram a ser tiradas em privado?
Em nome de boas intenções e em nome da ordem, Estados ditatoriais foram construídos e só depois de sua ruína veio à tona a podridão e a miséria que escondiam sob suas cortinas de ferro. Até que ponto as pessoas vão submeter-se a isso em troca de "diversão"? E, sobretudo, até quando irão pagar por isso?


short link: http://is.gd/blZjH

38 comentários:

Unknown disse...

Concordo em genero e grau com os comentarios do Filipetbd...antes oq era uma equipe saudavel e de amigos hj se tornou um ninho de cobras, mas cada um colhe o que planta, apesar de todos os problemas que tive com o MrBiogene creio que era o melhor cara para gerir o ikariam.br...todos ainda vaum ver q temos razão.
A vc esqueceu de citar que virou uma equipe de puxa sacos.
Att

Monkey

Unknown disse...

Muitos veem o que acontece, mas aqueles que abre a boca e se prontificam a fazer algo são banidos, o MrBiogene por falar o que aconteceu e expor a verdade foi banido do fórum, sempre ninguém sabe de nada, o CoMa esta de olhos vendados e o poder esta sendo manejado por uma panela de de falsidade absurda, a equipe esta caindo e em breve não ira sobrar pedra sobre pedra, nem porta nem janela....

Anônimo disse...

LOOOOL
Só tenho que me rir de vocês ^^

São tão comediantes
O cumulo da falsidade a querer mostrar que são alguém nesta vida

Coitadinhos, tenho muita pena de vocês :)

Gustavo Henrique Bacalá disse...

É filipe, apesar de todos os problemas que tivemos, concordo contigo em alguns aspectos, eu mesmo no inicio, tentei ser duro, mas com o tempo, percebe-se que não é necessario, mas deste tempo trago tres novos amigos, tres jogadores nos quais lhes tirei o jogo, para cumprimento de um regulamento, ou seja , 3 jogadores que bani.
Sou novo na equipe, percebo alguns problemas nela, alias, vários, mas não sou eu que devo consertar, não estou em posição para isto, não deviam ter permitido que alcançassem tais cargos, uma vez lá, dificil a derrubada.

Etrom disse...

Cumulo é alguém vir aqui insultar sem ao menos ter a coragem de da a cara... Tenho de te dar os parabéns pelo texto Filipe ... de facto muita coisa esta podre na referida equipa e não é quem foi culpado por isso apesar de pensar que já deveria ter saído da equipa a bastante tempo visto que a podridão desta se alastra ...

Atentamente
Etrom
Felizmente Ex-GO

Anônimo disse...

Etrom .|.

Vai levar chifres da rainny vai .|.

WillEvaristo disse...

Caara perfeito oqe vooce disse.
esta totalmente correto , a equipe hooje nao busca a diversao e sim o poder , isso qe me faz pensar em desistir do ikariam.

=) disse...

Não preciso postar meu nome, afinal, se aceitares o comentário já saberás quem sou. Falando do Bio, que grata notícia ler em primeira mão (ando desatualizada do fórum) que ele saiu da equipe, já estava em tempo (pelo menos ao meu ver).... Assim como sempre chega o tempo de todos, o que se pergunta é: como quero sair da equipe? De cabeça erguida e por cima ou cabisbaixo e escorraçado por outrem? Você e o Fuchs foram sábios em deixar a mesma na hora correta; nada é eterno e até mesmo um jogo ou sua equipe são temporárias, então acredito que haverá uma reação até mesmo pra esse seu chamado "terceiro grupo -- aqueles frustrados que tem sede de humilhação (alheia)". Trate como física quântica ou a própria terceira lei de Newton.
Por consideração 'finais', ainda não conheci operadores que apenas querem ou quiseram manter as engrenagens do jogo funcionando, alguns tem seu ego reduzido, outros nem tantos... Há aqueles menos sarcásticos mas ainda não conheci um 'operator' não escarnário, quando brincamos de operador geralmente nos esquecemos que um dia já fomos ou somos jogadores e tratamos os outros como simples crianças energúmenas, mas cada um é cada um, cada jogador e casos são diferentes e deveriam ser analisados como tal.. Enfim, são muitos pontos a serem abordados e o espaço e a ocasião curtos demais...Ah sim, Parabéns pelo seu texto!

Anônimo disse...

Bom, faço de minhas palavras às do Filipe.
Pelo tempo que trabalho na equipe, vejo que a equipe mudou muito desde a minha entrada até hoje.. Quando entrei, a equipe era menor, mais unida e as pessoas eram menos falsas.. Hoje, a equipe está cada vez maior em número de pessoas (mais GOs, MOds, etc.)Muitos desses Gos e Mods são verdadeiros sangues-suga.
Contudo, este maior número de pessoas só diminuiu a união e aumentou a falsidade e hipocrisia de alguns, sedentos por poder, fazendo uso de qualquer artimanha para conseguir alcançar este poder. Estou na equipe e sei do puxa saquismo que existe lá, principalmente pela parte dos GOs. Algumas pessoas que eram GOs quando entrei e hoje são SGOs (promovidos na base do puxa saquismo) são pessoas completamente falsas e desprovidas de ética. Fazem o que querem, mandando e desmandando em todo mundo, além de que intrometem onde não são chamadas. Em outra parte da equipe, o gestor-mór é uma pessoa desprovida de educação e respeito com os membros em geral, tratando jogadores e até membros da equipe (GOs, MODs, SGOs e SMODs) como lixo. Já brigou até com um dos membros da administração na frente de vários GOs. Eu mesmo já fui tratado por essa pessoa desta forma, mas por ter tido uma boa educação, não o tratei como ele merecia. Fico muito triste com isso, pois tenho visto que a hipocrisia tem tomado conta de uma comunidade antes tão saudável de trabalhar e hoje tão frustrante. Espero que algo seja feito e estes "puxa sacos e hipócritas" sejam atirados desta equipe como merecem. Eles mereciam ser kickados e vaiados sem nenhuma dó e piedade. Contudo, a máfia formada por alguns membros da administração, conseguiram com o uso de alguma artimanha cruel e ridícula, que um membro e gestor como o MrBiogene (uma pessoa íntegra e com certeza o melhor membro que o Ikariam.Br já teve) saísse da equipe sem nenhuma razão aparente. Contudo, está havendo grande manifestação dentro da equipe, para que o caso tenha respostas.
Filipe, agradeceria muito se você autorizasse este meu post, para que os jogadores pudessem saber como é a máscara da atual administração do ikariam.br, uma administração que utiliza de seus poderes para calar a boca de seus subordinados e jogadores.
Obrigado a todos,

Abraços.

(Postei como anônimo para evitar represálias)

TBD disse...

Estou liberando TODOS os comentários. Aqui, não tem censura!

Anônimo disse...

postei como anônimo para evitar represálias) 10/04/10 22:35

Tu és um corno que nao tens coragem de falar na cara do Elitewa .|.

És mais um fdp de um nerd que nao tem o que fazer

Pede para sair também palhaço

Ah postei como anônimo para evitar represálias)

Etrom disse...

Em resposta ao Anónimo
Meu caro (ou deverei dizer minha cara) se me conheces a mim e a Rainny sabes que não existe nenhum tipo de relação entre nós apesar de uma enorme admiração da minha parte pela pessoa incrível que é ... nesse teu comentário explicas a razão porque acho que a Team esta podre quando se fazem comentários desses quando se goza com antigos colegas quando existem pessoas com o BA que insultam impunemente os GO´s algo vai muito mal, por outro lado existem pessoas que lutaram e construíram a equipa e vem-se punidas, se bem que não considero punição pois como disse anteriormente já deveriam ter saído anteriormente visto o ponto que a equipa tinha chegado e nada podiam fazer para o alterar

Atentamente
Etrom

Anônimo disse...

Concordo plenamente com voce em alguns pontos.
Sou da equipe....
Como voce um dia foi da equipe e como contou a historia de um excelente GO que havia na equipe e que resolveu sair e depois lhe explicou o porquê.....e voce mesmo disse que nao conseguia entender naquela epoca. Eu, hoje, me encontro na mesma situação....ouço comentarios, relatos que simplesmente nao consigo entender e é como se eu nem fizesse parte da mesma equipe. Acho que em vez de voce ficar enviando mensagens aos membros da equipe quase que exigindo a saída deles e se eles nao saírem é porque não sao dignos da sua amizade, que nao sao leais aos seus amigos e tals.....pois bem....então acho que nao sou, nao pelos motivos de nao ser leal e etc...Porque nao vou sair. Da mesma maneira que voce ficou quando uma situaçao lhe foi mostrada....eu quero ficar, sentir na pele, encarar e ver Deus por quem é. Nao irei sair por pressão pois serei considerada Traidora,falsa....ou qualquer algo do tipo. Quero sair sabendo, tendo argumentos, nem que eu sinta na pele o que o BIO sentiu. quero sair sabendo ali ( se nao possivel todos) mas quem é esta ali por amor por operar e quem está por status.
Voce fala de seus grandes amigos que saõ 10 e que perceberam o "lixo" que team se tornou....mas EUUUUU senti na pele o quanto grosso, estupido era um desses desses amigos seu....e ele nao se encaixa no perfil de BOM GO/SGO que nao humilham seus subordinados(deves ja saber de quem estou a falar e ate mesmo quem sou).Antes eu achava que o problema era so comigo.....mas ao longo do tempo vi que nao somente eu era humilhada.E que seu amigo se portava como se fosse o unico santo, certo da face da terra. E varios GOs que tiveram ele como "professor" se ferraram....pq entravam sem saber nada e so aprendiam algo quando mudavam de professor.
Então nao julgue quem vai ficar na equipe. Voce teve sua chance de ficar,ver e perceber.....agora deixe, permita que quem fica tbm veja e tome suas propria conclusoes.

Anônimo disse...

Sim a equipe está cheia de merdas, mas depois da saída do Bio uma delas já se foi...
=)

TBD disse...

Fazendo um adendo ao que eu disse antes sobre censura, é lamentável que até mesmo teamlers que são censores no fórum (e como sabem, o proprietário do Blog tem acesso ao log de IPs dos comentadores "anônimos") venham aqui ofender "colegas" e "ex-colegas" usando de palavras chulas e os mais baixos argumentos "ad-homine".
Daí, tira-se que não há como existir debate saudável com acéfalos. Aos outros "anônimos", parabéns por manter o nível do debate.
Estou liberando todos os comentários para que fique bem claro o tipo de pessoa com quem estamos lidando e qual é a verdadeira opinião delas. Mas fica de sobreaviso que, na próxima mensagem ofensiva, serei obrigado a divulgar o IP e aí, a situação vai ficar chata.
Tkz pela civilidade;

Anônimo disse...

sim divulga o meu IP hahaha
sabes onde o podes meter não sabes? :)

vê se eu estou preocupado :)

aqui cada um fala o que quer e se falam mal de membros da equipe porque motivo não vos posso insultar? hahaha

vão todos tnc ^^

TBD disse...

Fiat voluntas tua.
IP 85.139.185.116 - localização Guimarães, Braga, Portugal

Porque será que eu suspeitei desde o princípio? Aos que ainda não sabem quem é, divirtam-se em suas tools e lembrem-se: não quebrem a DPA! =P

Rainny disse...

Acho que ali o elitewa não sabe que a cama também estava a ser feita a ele pela mesma pessoa com quem ele fez a cama ao BIO...
enfim...
haja paciencia

Boiadeiro disse...

Olha aqui eu posso falar com bastante gosto e com força ELITEWA vai tomar no seu cú seu franguinho folgado e mala

Desabafei pronto hauiahiuahaiu

A tempos tava com isso engasgado e soh mais uma coisa acho q naum te explicaram a hierarquia do ikariam entaum vou te falar eh Coma - TM - GA - SGO - GO - Trial GO - BA, ou seja vc eh um nada iuahaiuhaiuahaiuhaiuah

TBD disse...

Sério? O debate vai para esse nível?
Do Elitewa até já esperavamos esse tipo de comentário -- já vimos coisa pior nos canais do IRC -- mas agora vão começar a responder "à altura"?
Desabafo para mim tem que ser cara a cara, de homem pra homem. Senão é só fofoca.
Mais uma vez, parabéns aos que mantiveram a civilidade.

MD disse...

Pessoal, tenho que revelar uma coisa

Sabe essa ameba virgem que fica postando como Anônimo e falando mal do bio e dos amigos dele? é o ba eliweta.

Ele não tem coragem de falar quem ele é, prefere ele ficar chingando as pessoas que tem caráter e sabem que é mentirosa a história da saída do bio.

Ele também fica tentando derrubar todos que gostam do bio e falam a verdade.


Ps* Ele fica se masturbando achando que namora virtualmente uma GO dele no tanoth, só uma criança idiota acha que isso é namoro e prefere fazer isto do que se relacionar fisicamente, embora ele não consiga alguma mulher que quer sair com ele que não seja para em euros/hora.

Anônimo disse...

Eu posto como eu quiser ^^
Voces sao todos uns merdas ^^

E rainny para de dar infos internas para o otario do filipe ^^

isso vai-te custar caro acredita :)

Anônimo disse...

Após a leitura deste texto muito bem elaborado, como esperado do meu amigo e muito grande homem TBD que sempre demonstrou ser um escritor de renome e também após a leitura de cada um dos comentários, sendo eles os ofensivos, sendo eles os agressivos, sendo eles em defesa das ofensas sofridas ou até aqueles que nada exprimem além da inutilidade, senti-me suficientemente caacitado para dar meu parecer a respeito da atual situação de um panorama bem maior do que apenas uma visão de fora ou de dentro das equipes.

Em primeiro lugar há de se concordar que uma equipe que deveria por obrigação ser homgênea, hoje são duas, ou seja, a equipa Ikariam.Br hoje é dividade em equipe do Fórum e equipe do Jogo, o erro começa por aí.

O segundo fato a se comentar é, quando se entra para uma equipe para um trabalho voluntário, é para colaborar e não para atrasar com o processo. A divisão de hierarquias não tem a função de atribuir poder aos membros e sim de organizar a gestão da Equipe BR.

A tempos a discórdia já está semeada entre as equipes, e os usuários questionam a repressão que é praticada pela equipe para impedir os usuários de demonstrarem sua decepção com o trabalho ineficaz desempenhado pelas equipes.

Quando o assunto e moderação, existem aqueles com a mentalidade do tamanho de um grão de mostarda que pensam que se puxarem o saco dos adm e se tiverem 1.000.000 de posts vão dominar o mundo. Essas pessoas esquecem que o objetivo maior é o benefício do usuário do fórum e não de si próprio.

O que acontece na situação atual é que com vários puxadores de saco, a equipe fica instável já que, com o ruir do mestre puxa saco, todos os que estão abaixo dele ruiram juntamente, o que não aconteceu com as saídas de Fuchs, Bio e TBD.

Tenho de assumir que já tive problemas pessoais com vários membros da equipe, entre eles o próprio House, porém nunca deixei que meu problema com ele deixasse atrapalhar o rendimento da equipe enquanto conjunto.

O problema da equipe não é o Elitewa, Symone, SGO's, SMOD's, MOD's, GO's, etc... O problema da equipe está no geral, na mentalidade que todos assimilaram, uma mentalidade ditadora, que tende a reprimir os que não concordam com suas opiniões.

Meu texto está bem confuso, mas, gostaria de deixar um recado a algumas pessoas que ainda estão no fórum: "As grandes pessoas podem sempre ser derrubadas, mas os ideias delas nunca se findam"

Podem expulsar Bio, podem forçar a saída de quem quiserem, as idéias deles prevalecem na cabeça daqueles que foram seus aprendizes.

Meu mestre não irei revelar o nome pois ele ainda está dentro da equipe, mas ele é um grande homem e se um dia ele sair da equipe, poderei dizer "Hoje a equipa esta completamente perdida, pois a ultima pessoa onde deposito confiança la dentro é ele".

Sobre o Eltewa, eu discordo de muitas coisas nele, mas sei que no fundo ele é uma boa pessoa, não conheço ele suficientemente para julgar o carater dele somente pq ele ofende imaturamente tudo e todos, mas pelo pouco que conheço dele, sei que ele quer o melhor pelo fórum, infelizmente ele não toma sempre as melhores decisões, mas não há nada que o Tempo não ensine as pessoas.

Espero que a equipe volte a ser o que ela era anos atrás, lá no início antes das saídas de: NightFlier, IcePrincess, Stinky, HeeroYuy, pcs44, dd_fish, MrBiogene, todos os GO's e MOD's que infelizmente são muitos para citar ;)

Tenho esperança na equipe porque apesar de concordar com o TBD, eu ainda tenho um laço muito forte de amor pelas pessoas que lá estão.

Anônimo disse...

Olha o meu amigo do coração Elitewa por aqui... Que saudades tuas! E dos teus email's com ip de Guimarães na minha caixa de correio a ofender-me! A começar por 85 e da netcabo...As coisas que os programadores de hoje em dia sabem e fazem para descobrir donde aparecem os email's. Não te sintas ofendido amorzinho, apenas uma precausão contra pessoas como tu, sem ressentimentos viu?!
Oh espera, tu aqui és anônimo, Elitewa!
Quanto ao teu magnifico blog tbd, fantastico! Eles mais tarde ou mais cedo vão cair, e a queda pode ser ainda maior do que esperam!

E com o meu amor Elitewa assinou como anonimo , eu coloco tambem anonimo, mas tu sabes...no fundo do teu coração lindo e pequenino, tu sabes que é a tua querida e doce Angelius aka daena :P Xi coração.
Ps: estarei lá quando caires

Anônimo disse...

e da-lhe fogo... isso ae povo

Anônimo disse...

Eu ja tinha conhecimento da baixeza do BA, agora não sabia que chegava ao ponto de ser infantil.

Por falar em infantilidade acho que uma criança conduziria aquilo com muito mais senso que este homem.

Faz assim, volta pro playground e quando tiver maturidade suficiente para discutir algum assunto sem palavras de baixo calão ou ameaças de ban ai talvez alguem lhe dê algum crédito.

Anônimo disse...

ohhh linda angelius *.*

eu nao preciso enviar-te emails a insultar-te *.*

porque toda a gente sabe aquilo que tu és *.*

espero que estejas mesmo la quando eu cair ^^

aindanaosei disse...

Credo, isso porque são todos adultos.
Deveriam aprender a respeitar as opiniões alheias. Quem fala, tem de saber ouvir também. Deveriam rever o modo como falam, isso ta uma baixaria, pelo menos melhorem os termos que andam usando aqui, isso é local publico, jogadores estão a ler e como é que vão cobrar educação deles se nem nos respeitamos entre nós mesmos. #prontofalei

Anônimo disse...

Creio que todos aqui andam a trepudiar sobre as atitudes do Elitewa, porém quem são vocês para dizer?
Se ele é infantil ou não merece o cargo que tens quem decide é o CoMa se ele permanece ou não.
Concordo em algo com você TBD.
Agora MDHOUSE quem é você para dizer algo?
Além de ser mal educado com os jogadores não via a mais valia dos seus subordinados enquanto estava na equipe, então por favor não venha com suas mensagens difamatórias.

Monkey disse...

Quem começou com a baixaria foi teu chefinho Laris fale antes a ele e isso eh publico e não tem censura, aqui voce não pode censurar nem tem Op como no forum, e aqui não é igual ao que acontece forum e nos chats do jogo portanto com a autoridade digo podem dizer o que voces estavam guardando a tempos.

Atenciosamente

Angelius disse...

Devíamos realmente ter todos vergonha...
Coitadinho do BA que não honra a educação que os papas lhe deram ( e isto sou eu a ter fé!), coitadinha da DD_fish que tanto inventou tanto mentiu, tanto tentou meter gente no topo que acabou por sair ela!

Tenham vergonha! Já não podem eles andar a brincar à corrupção que aparecemos logo nós para estragar!

MD disse...

Todos que são falsos postam como "Anônimo", porque eles não tem corragem de falar quem são?

Quem é homem mostra o rosto na hora de falar e não fica se escondendo.

Luid disse...

kkkkk
MDHOUSE aka FUCHS tentando se fazer de bonzinho aqui??
kkkkk
Quem te viu quem te ve...
Nem comento, pois sua falsidade é imensa...
=)

Anônimo disse...

ahá, será que veremos um circo se fechando aqui ? os puxa-sacos do BA e seus críticos ?
kkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

LoooooooooooL será que agora é ordem na equipe virem defender o BA???
Ai ai ai eu racho de rir ahaiuhaiuahaiuhiuahaiuhaiu

E justamente isso que se espera desta nova equipe de puxa sacos uhaiuahiuahiuahaiu

Anônimo disse...

Sabem uma coisa? Eu sou pela justiça. De falsidade está o planeta cheio. Posso falar do que sei e do que vi, e o que vi - espantem-se se quiserem - aquele que vocês chamam de falso o MD aka fuchs mudou o seu comportamento. É meus amigos... as pessoas mudam, pelo menos algumas, as mais integras e as que não têm medo de dizer o que pensam, nem do que as chefias possam ou não fazer.
Ganhem vergonha na cara, sejam honestos e não cravem facas nas costas dos outros, porque podem ter a certeza de que as vossas costas nunca estarão a salvo.

Brendda Neves disse...

pouca vergonha isso aqui!
como jogadora, sinto-me desrespeitada
em saber e pensar que são estes que comandam o forum e o jogo onde gasto meu tempo!!!

parabéns tbd

Rainny disse...

Vai ser o meu segundo e ultimo post no blog do TBD no que se refere a este assunto.
Em primeiro lugar peço desculpa ao Elitewa a acusação infundada que fiz.
Em segundo lugar é de facto vergonhosa ver membros da mesma equipa (quer seja de forma anónima ou não) virem não dar a sua opinião, mas sim insultar os colegas.
Estando este blog acessível a todos a imagem que está a ser transmitida é a que a jogadora BSNG teve.
Má gestão, conflitos, abuso de poder...
Nem sempre as coisas foram assim. Houve uma altura em que a equipa era unida.
Pena que ha coisas que mudam

 
;