
Tenho blog há muito tempo (claro que não é esse), desde a época de cursinho, com pretensões – eis aí um vocábulo bem catado para designar o porquê de eu mesmo ter um blog – Machadianas. Explico: na época em que eu freqüentava cursinhos, um dos professores de literatura me disse que um dos segredos para escrever bem era escrever sempre. Por isso, o citado acima tinha um diário, onde escrevia desde a menor baboseira até a maior sacada. Duvido que ele escrevesse baboseira. Já eu mesmo, receio que nunca chegue nas maiores sacadas.
De qualquer forma, morando agora em uma casa de família – ora bolas, é a minha família – escrevendo sobre a Mula-Sem-Cabeça para um portal de Educação, lembrei-me da época das minhas viagens para Minas Gerais.

Morei em São Thomé das Letras e hospedei-me em hotéis de várias dessas cidadezinhas que citei no primeiro parágrafo. São Thomé já era: asfaltaram a estrada que a liga a Três Corações, virou destino pop, as pessoas vão pra lá só pra fumar maconha e tomar cerveja. Pena. É o mesmo movimento que acontece com as boas baladas aqui de São Paulo: são boas, aparecem no Guia da Folha e, em seis meses, deixam de ser boas. No caso da cidade mineira, as pedreiras se encarregaram de fazer o resto: uma de minhas cachoeiras preferidas que, me lembro, em 2000, a água chegava a 2 metros de altura, agora bate em minhas canelas.
Imagino-me ainda hospedado em um desses hotéis, em uma dessas cidadezinhas. Sei lá: será que ainda existe Baependi, Carrancas, ou alguma outra que ainda não conheço? Será que ainda existe algum Estado que ainda não explorei com arraiais e povoados como esses, com gente maravilhosa como essa? Ou, fui eu mesmo que disse no meu antigo Orkut: “O mundo é muito grande (...) basta ter uma bússola” – e um Guia4Rodas. No meu caso: Gua4Rodas, tempo, sanidade, e dinheiro. Quero me hospedar em um desses hotéis, em uma dessas cidadezinhas. Olhar pela janela. E ver a mula correndo, pelas ruelas, aterrorizando os moradores. Ah... Se for pequena do jeito que quero, não vai ter hotel.

2 comentários:
Nós estavamos conversando quando você começou a escrever esse post.
Quanto aos outros, eu já tinha visto antes mesmo de você me apresentar o blog.
...Obrigada por lembrar.
*-*
rs
É verdade, estávamos conversando =) Não me conformo que você não sabia que eu tinha morado em Minas antes de Ouro Preto... Enfim... Bjo!
Postar um comentário
(os comentários desse blog são moderados)